2014/04/29

Os poderes medicinais do mel


Muito antes do homem começar a fabricar o pão, um dos principais alimentos produzidos artificialmente, já milhões de industriosas abelhas fabricavam o mel, usando as mesmas técnicas que se usam nos dias de hoje.
Desde sempre se atribuíu ao mel, poderes medicinais. Nos tempos antigos o sumo de mel era usado para promover a longevidade, o imperador Augusto afirmava que o segredo da sua boa saúde residia em usar óleo externamente e mel internamente, e os romanos adoçavam tudo com mel, incluíndo o vinho.
Com a descoberta e divulgação do processo de fabrico do açúcar de cana e de beterraba, o consumo do mel caiu em desuso e com isso, grandes prejuízos para o homem, tanto em propriedades alimentares como em terapêuticas, uma vez que o mel é nutricionalmente superior ao açúcar refinado.
O mel é absorvido muito mais rápidamente do que todos os outros açúcares, excepto a glicose e, não inunda a corrente sanguínea com açúcares. Tudo isto se deve à combinação dos dois açúcares de fácil absorção, a dextrose (rápida absorção do mel) e a levulose (absorvida mais lentamente e capaz de manter o açúcar no sangue).

Recentemente, as propriedades do mel têm sido reconhecidas e os eu uso pode ajudar na cura de inúmeras doenças e prolongamento da vida.
O mel é diurético, laxante, calmante, emoliente, desinflamante, antiséptico, alcalinizante, expectorante, depurativo do sangue, tónico para o cérebro.

Dicas:
  • O mel misturado com a argila e cebola ralada é eficaz para os tumores.
  • Feridas e úlceras externas são beneficiadas com a aplicação de compressas de mel e farinha.
  • Para inflamação ou irritação da garganta, fazer garagarejos com mel diluído em água.
  • Para as aftas da boca, fazer garagarejos de mel diluído com vinagre.
  • O mel é excelente para a anemia, graças ao ferro orgânico que contém, sendo o mel escuro o melhor. Tomar 3 colheres por dia.
  • Para a prosão de ventre, tomar em jejum e ao deitar, 1ou 2 copos de água morna adoçada com 1 colher de mel.
  • Para acalmar o sistema nervoso e conciliar o sono, tomar 1 colher de mel diluído num copo de água ao deitar-se.
  • O mel sobre edemas (inchaço) e queimaduras, alivia as dores e previne a formação de bolhas, tal como a cura rápida das queimaduras.
  • Para combater as cãimbras, tomar 2 colheres de chá de mel a cada refeição.
  • Para a sinusite e nariz entupido, mastigar um pedaço de favo de mel, do tamanho de uma pastilha elástica, de hora a hora, 4 a 6 vezes ao dia, durante 15 minutos. 
  • A maioria das crianças com 2 anos, consegue controlar a bexiga durante o dia, mas à noite têm mais dificuldade. Na hora de ir para a cama, dar 1 colher de chá de mel à criança e o efeito é duplo. Para além de funcionar como sedativo sobre o sistema nervoso, também ajuda a manter o fluído duranbte a noite poupando o trabalho dos rins.

Sem comentários:

Enviar um comentário