2013/10/05

Colher sementes para voltar a semear



Há muitas plantas de jardim, por exemplo, as vivazes silvestres (dedaleira, pé-de-leão, cardo-azul e linho) que é possível colher as sementes e voltar a semeá-las mais tarde.
Contudo, tratando-se de variedades de vivazes ou até flores especiais, nem sempre obterá o resultado desejado ao utilizar as sementes que colheu. O mesmo acontece com as hortaliças, em particular quando se trata de variedades * F1, o que aparece reflectido nos saquinhos de sementes. Trata-se de cultivares. As sementes que estas desenvolvem não conservam as características das plantas progenitoras, pelo que não voltará a obter todas as características nas plantas que se desenvolveram a partir das sementes do saquinho.
Por exemplo, as sementes de amor-perfeito ou Viola cornuta amarela e azul, podem crescer plantas com flores amarelas ou azuis, mas só algumas exibirão a combinação de ambas as cores.
Convém semear as sementes o mais cedo possível, pois a cada ano que passa perdem força para germinar.
Para evitar decepções no jardim, verifique o estado das sementes: se forem velhas, semeie umas quantas num vaso, para ver se germinam.
Para uma boa conservação mantenha-as num lugar escuro, fresco e seco até ao momento da sementeira.

*  Variedades F1
Ao cruzar plantas, formam-se gerações filiais. A primeira geração filial identifica-se com a forma abreviada de F1. Em geral, os cultivos F1 têm características especialmente favoráveis, por exemplo, o tamanho do coração da alface, que é maior do que o das plantas progenitoras. Por isso, são particularmente valiosas e, recomendáveis para cultivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário