2013/10/05

Adubar a relva no Outono


 Adubar a relva no Outono não é um requisito indispensável, mas depois de uma adubação no Outono, a relva inicia o período frio do an o perfeitamente nutrida.
Em especial, o potássio que o adubo para a relva contém aumenta a resistência das folhas e das raízes às geadas. Além disso, uma relva adubada no Outono recupera antes da Primavera e fica com melhor aspecto passado pouco tempo.
Para a adubação de Outono aplica-se um produto específico (as indicações geralmente estão na embalagem dos adubos). O seu conjunto de nutrientes está preparado para não ser levado pela água das chuvas de Inverno. Isto é muito importante para o azoto, pois no Outono já não estimula o crescimento da relva.
Também é importante que as condições climáticas sejam as adequadas para a realização da adubação tardia, pois os resultados serão óptimos se as temperaturas do solo se encontrarem permanentemente abiaxo dos 10ªC.
O importante é que a adubação fortaleça a relva, mas não estimule o seu crescimento antes das geadas e da neve. Convém não esquecer que, nas zonas em que geralmente a neve se mantém sobre a relva durante várias semanas, não é aconselhável efectuar a adubação no Outono, pois pode aumentar o ataque do mofo branco, uma doença produzida por um fungo que afecta a relva.
Nestas regiões é muito importante que a relva obtenha os nutrientes suficientes durante a sua fase de crescimento no Verão, para resistir ao Inverno sem uma dubação no Outono.

Sem comentários:

Enviar um comentário