2015/03/08

As rosas e o Pot Pourri

A expressão pot pourri pode ser traduzida por "miscelânea". Este termo foi originalmente aplicado ao guisado de carne, e mais tarde passou a ser utilizado em relação a misturas fragrantes de pétalas perfumadas, ervas e especiarias. Com o seu cheiro quente, as pétalas das rosas têm sido sempre um dos principais ingredientes de pot pourri.
Antigamente os pot pourris eram colocados em recipientes com tampas perfuradas paa conservar o perfume. Hoje em dia preferimos que os pot pourris sejam um elemento decorativo para as nossas casas.
Pode-se utilizar qualquer recipiente com uma profundidade razoável.
A conjunção entre a cor do pot pourri e a do recipiente melhora o seu aspecto decorativo.




Pot pourri de rosas

Misture 1 litro de pétalas de rosa perfumadas com 2,5 dl de folhas de verbena e sal grosso num pote de barro e deixe secar ao ar durante 2 semanas, mexendo diariamente.
Adicione 2 colheres de sopa de pau de canela, cravinhos triturados, açúcar amarelo e pó de raíz de lírio, e 4 gotas de óleo essencial de rosas e óleo essencial de limão.
Mexa muito bem. Tape o recipiente e guarde durante 2 meses.



Mistura de rosas e especiarias

Para um pot pourri acre, misture 1 litro de pétalas de rosa, 2,5 dl de camomila, 1 dl de tussilagem e musgo, e 2 gotas de óleo essencial de bergamota e de rosas.
Para fazer um pot pourri ainda mais acre, misture 1,5 litros de pétalas de rosa, 2,5 dl de louro picado, 1 colher de sopa de pimenta-da-jamaica e pó de raíz de lírio e 3 gotas de óleo essencial de rosas.



Mistura de rosas e frutos

Misture 1 litro de pétalas de rosa, 5 dl de pétalas de margarida, 2,5 dl de folhas de groselha negra, raspa de 4 limas, 1,5 dl de raíz de vetiver, 2,5 dl de sal e 3 gotas de óleo essencial de rosa e de gerâneo.

Nota: Usar o copo de medir os líquidos para medir as quantidades dos ingredientes.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário