2013/12/13

Vitaminas: biocosmética pura



Vitamina A: a "raínha da beleza"

A vitamina A é a "raínha da beleza" das vitaminas: suaviza e estica as pequenas rugas, estimula a regeneração das camadas inferiores da pele e até repara os danos causados com o sol. Coma diariamente manteiga, tomate, papaia, pois estes alimentos reactivam o sistema imunológico. Quando a vitamina A se transforma numa subsância química, dá lugar a um ácido, um derivado sintético (retinol), que se aplica em terapias rejuvenescedoras e tratamentos contra a acne. A nova geração de retinóis atua nas camadas mais profundas da pele, onde a produção de colagénio é favorecida. O betacaroteno, fonte da vitamina A, também é um magnífico antioxidante.

Vitamina C: a "fada encantada"

Nunca é suficiente, sobretudo para os desportistas, os fumadores, as grávidas, os idosos e os stressados: a vitamina C queima gorduras, fortalece o sistema imunológico e até pode atrasar o relógio biológico ao rejuvenescer determinadas células através de processos bioquímicos. Definitivamente, a vitamina C guarda o segredo mágico de uma pele saudável e um tecido conjuntivo tenso, já que é o maior inimigo dos radicais livres. Encontra-se nos citrinos, espinheiro-marítimo, pimento e tomate. A este complexo vitamínico também pertence a vitamina P (rutina), um remédio contra as pequenas veias vermelhas (encontra-se no pimento, nos morangos e no melão).

Vitamina E: a "diva charmosa"

A vitamina E estimula a fertilidade, alivia o desconforto pré-mesntrual, melhora a circulação (e, por isso, o aspecto da pele) e retarda o processo de envelhecimento. Comporta-se um pouco como uma "diva charmosa". Juntamente com as vitaminas A e C, a vitamina E atua como um extraordinário antioxidante (encontra-se no óleo de gérmen de trigo e nas nozes).

Vitamina B: a "vitamina feliz"

As vitaminas do grupo B melhoram o sistema nervoso, o funcionamento do metabolismo, fortalecem as defesas imunológicas e equilibram o espirito e a alma. As verdadeiras vitaminas contra o stress são a B2 (niacina) e a b5 (ácido pantoténico); esta também retarda o processode envelhecimento e atua como o bálsamo para a pele. A nova "superestrela" da investigação anti-envelhecimento é a vitamina B9. O ácido fólico fomenta o bom humor.

Vitamina H: "h for hair"

No mundo das modelos, é considerada a vitamina do cabelo brilhante, para além de uma aliada da pele suave e esticada; a vitamina H, ou biotina, encontra-se na gema do ovo, na levedura, no peixe e nas passas.

Vitamina Q: a "jovem estrela"

Vitamina Q, ubiquinona ou coenzima Q10 são os nomes dados a este estimulante que reativa as células envelhecidas. É a "jovem estrela" das vitaminas rejuvenescedoras e, tal como a vitamina E, atua contra os radicais livres. Encontra-se na cavala, no óleo de soja e nos amendoins.

FUSÃO DE ALIMENTOS

As vitaminas criam alianças de agentes ativos. A vitamina A só atua fazendo equipa com as vitaminas E e C e o zinco. Por sua, a B6 precisa da ajuda da B2. O magnésio gosta de colaborar com aB6 e o selénio, por sua vez, prefere o magnésio.


Sem comentários:

Enviar um comentário