2013/12/22

Dicas para poupar...


Não é preciso mencionar o quão difíceis são os tempos em que vivemos, mas também não podemos meter a cabeça na areia e esperar que passe. Por isso, aproveite os tempos dificeis para rever a forma com o gasta o seu dinheiro.


1º Descubra onde gasta o seu dinheiro! Durante um mês ou dois, aponte cada despesa que faz, indicando sempre em que gastou. Assim, poderá determinar onde deve poupar.

2º Criar um fundo de emergência, tendo como objetivo conseguir sobreviver 3 meses sem rendimentos. Funcionará como uma "almofada financeira" e poderá sentir-se mais descansado.

3º Renegociar créditos à habitação, do carro, ou mesmo as despesas fixas de casa (telefone, internet, etc). As condições que de momento usufrui podem já não ser as melhores. É sempre bom avaliar a situação.

4º Definir um orçamento mensal realista, para pereceber quando há desvios. Não se esqueça de incluir as despesas fixas e um valor de poupança. E, tente cumpri-lo, pois de contrário não valerá a pena.

5º Trocar as voltas ao crédito. Em vez de comprar e depois ficar a pagar, opte por juntar e só depois comprar. Embora este princípio não se aplique a todas as compras, faz sentido para aparelhos domésticos ou roupas e acessórios mais caros.

6ª Explicar aos filhos o valor do dinheiro. Ainda mais importante do que conseguir poupanças efetivas, será conseguir que os seus filhos sejam felizes com o essencial, aprendendo a abdicar do supérfluo sempre que necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário