2012/10/07

Levedura de cerveja




A levedura de cerveja é um fermento natural usado na fermentação da cerveja. Para além de conter todas as vitaminas do complexo B, vitamina A, sais minerais (cromo, zinco, cálcio, selénio, ferro e fósforo), também possui prteínas e aminoácidos, complexos de DNA e RNA, carboidratos, fibra e ergosterol (percursor da vitamina D).
Pode ser consumida em pó ou em cápsulas e é um excelente antioxidante, protegendo o organismo dos radicais livres. Ajuda também no sistema imunológico para combater stress e fadiga e, auxilia o fígado na desintoxicação do organismo.
Possui uma ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tiróide, o pâncreas, as supra-renais, as gônadas. É um tônico geral cardíaco e circulatório. Favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a flora intestinal e é um notável protetor hepático (indicada nos estados pré-cirróticos e nas degenerescências adiposas do fígado). É muito adequada para os desportistas, aumentando-lhes a resistência, favorecendo o trabalho muscular e promovendo a eliminação de toxinas residuais.
Sendo uma fonte rica em vitaminas do complexo B, ajuda a manter a integridade dos sistemas digestivo e nervoso, auxilia na falta de memória e concentração, irritação, stress, depressão, cansaço físico e mental.
Devido ao seu elevado teor de cromo e vitamina B, a levedura de cerveja é particularmente indicada para os diabéticos, pois ajuda a regular a produção de insulina.

Pode ser misturada nas saladas ou sopas: cerca de 1 colher de sobremesa para as crianças e 1 ou 2 colheres de sopa para os adultos).
Misturada com azeite, pode servir para barrar o pão, substituindo a manteiga ou o queijo.
Para manter a sua integridade, não deve ser cozinhada, mas, sim, misturada nos outros alimentos, “em cru”, ou pode polvilhar-se, como se faz com o queijo ralado.

Sem comentários:

Enviar um comentário