2012/01/05

A terapia da água


Para vos dar as boas-vindas ao blog da Carochinha, onde pretendo partilhar muitas das dicas que tenho aprendido e guardado ao longo dos anos, vou começar pelo ingrediente mais precioso e essencial da vida: a água!
Todos nós sabemos que a água é indispensável à vida do ser vivo, que o nosso organismo é constituído por cerca de 70% de água, que ela é responsável pelo transporte do nutrientes para as células, que controla a temperatura corporal do organismo e que elimina substâncias tóxicas do metabolismo... mas sabe também que é um medicamento natural e que pode ser usado das mais diversas formas, sem efeitos secundários, para combater problemas de saúde? Pois é isso mesmo: a hidroterapia. É tão velha como o Homem! Já Hipócrates (pai da medicina) mandava os seus doentes beberem água para baixar a febre ou tratar muitas outras doenças. Também recomendava os banhos a temperaturas diferentes, como terapia para certas doenças...

Aqui vão algumas das muitas dicas em que pode usar a água como terapia:


Diabetes: Deve beber 6 a 8 copos de água pura para eliminar, através da pele e dos rins, todo o açúcar não oxidado que o seu organismo contém.

Obstipação: Beba 2 copos de água fria pelo menos meia hora antes do pequeno-almoço. As compressas frias abdominais também são muito eficazes em casos de problemas digestivos de longo prazo.

Cálculos biliares: Beber 8 a 12 copos de água por dia, dilui consideravelmente a bilis e purga o fígado.

Intoxicação alimentar: Beba água tépida. Por vezes, isso basta para eliminar as substâncias tóxicas. Em caso de necessidade, adicione uma pitada de mostarda em pó ou sal à água tépida.

Insónias: Os banhos mornos ou quentes acalmam o organismo. Também pode optar por uma compressa húmida quente sobre a cabeça durante alguns minutos, para provocar a sonolência. Os chás de camomila, tília e salva são excelentes à noite, ajudam a acalmar o organismo e a combater as insónias.

Queimaduras solares: Coloque uma compressa húmida fria na zona queimada e mude-a de hora a hora, durante cerca de meio dia. Este tratamento acaba geralmente com o desconforto inicial. Também pode aliviar eficazmente a dor e eliminar a comichão provocada pela queimadura solar, acrescentando vinagre de sidra à àgua de um banho ou compressa.

Infecções urinárias: àgua pura e sumo de arando são oe melhores remédios para prevenir e combater as infecções urinárias.

Cansaço, falta de energia, má circulação: O duche quente prolongado seguido de um duche frio de curta duração (duche escocês) tem uma acção tónica espantosa para o organismo e, é excelente para os problemas circulatórios.


Estas são apenas algumas dicas. Espero poder partilhar muito mais e sobre os mais diversos assuntos! Continue a visitar-nos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário